olhar-geek-quarta-opo

sergio-canavero-anuncia-transplante-de-cabeca

Transplante de cabeça deverá ocorrer em 2017

A medicina já estuda há tempos sobre a possibilidade de realizar um transplante de cabeça humana. Apesar de toda a controvérsia, uma tentativa será feita em dezembro de 2017 pelo médico italiano Sergio Canavero (acima). O profissional de saúde havia anunciado no começo do ano sua ambição de realizar a cirurgia. Após procurar por um voluntário, ele finalmente encontrou um candidato em abril: o russo Valery Spiridonov.

Leia também: Vício em celular: hábito ou obsessão?

Projeto HEAVEN: transplante de cabeça

Canavero batizou seu projeto para transplante de cabeça humana de HEAVEN. Pelas projeções do médico, a cirurgia levará 36 horas completas para ser completada. O resfriamento da cabeça e do corpo doado é uma das etapas do processo.

Mesmo com toda a apreensão que o assunto gera, o voluntário Spiridonov diz não estar preocupado, mas ansioso por fazer parte de algo grande: “Quando percebi que poderia participar de algo realmente grande, não tive dúvidas em minha mente e comecei a trabalhar nessa direção. A única coisa que sinto é uma sensação prazerosa de impaciência, como se tivesse me preparado toda a vida para algo importante e está começando a acontecer”, declarou em uma entrevista.

Spiridonov sofre de uma doença muscular degenerativa, tendo seus movimentos restritos. A cirurgia é uma oportunidade para se curar e voltar a ter uma vida normal.

A repercussão do transplante de cabeça

Após Canavero anunciar que havia encontrado o voluntário para o transplante de cabeça humana, muitos veículos importantes começaram a acompanhar o assunto, como o Daily Mail, The Guardian, Slash Gear, entre outros.

Acompanhe abaixo a notícia em vídeo do The Guardian: