olhar-geek-quarta-opo

slow-server-response-o-que-fazer-compressor

Saiba como aumentar a velocidade de resposta do seu servidor

Na internet, um site lento acaba sempre sendo uma irritação. No Olhar Geek, temos um problema com o <ironia>querido</ironia> Uolhost (sim, já estamos mudando para outra hospedagem).

De qualquer forma, se você utiliza ferramentas como o Google Page Speed Insights e recebe a notificação de que a resposta do seu servidor está lenta, deve procurar meios para resolver o problema. Abaixo, você confere medidas que aumentam a velocidade de resposta do seu site.

1. Busque sempre utilizar a versão mais recente do PHP

Atualizações do PHP sempre corrigem erros e falhas de segurança. Use seu Cpanel ou outro painel de controle para usar a versão mais atualizada possível.

2. Habilite o cache

Habilitar o cache poupa a demanda de dados e aproveita o armazenamento do navegador. Você pode ativar esse recurso no painel de controle da sua plataforma ou editando diretamente no código.

3. Acione cache headers

Usar Expire Headers no arquivo .htaccess poupa muito os recursos da CPU de seu servidor. Programe para uma quantidade de tempo conforme a sua necessidade.

4. Habilite o Opcode Cache

Utilize o Opcode Cache para usando o OpCache (PHP 5.5 ou maior) ou APC (PHP 5.4 ou menor)

Diminuir tempo de resposta do seu servidor por meio do CMS

5. Livre-se de plug-ins e módulos desnecessários

Caso você esteja utilizando uma plataforma como Wordpress ou Joomla, é muito provável que você esteja utilizando ferramentas desnecessárias. Identifique elementos de sua página que não são efetivos para seus visitantes. Quanto mais simples for sua página, mais rápida ela será. Foque no conteúdo.

6. Substitua plug-ins que sobrecarregam seu servidor

Um dos plug-ins mais essenciais para quem utiliza Joomla é o JCH Optimize. Infelizmente, em algumas ocasiões, ele pode apresentar problemas, inclusive em templates como o Gantry. Para não ficar sem os recursos, você pode substituir por uma ferramenta semelhante. Neste exemplo, o ScriptMerge é uma boa alternativa.

Lentidão de servidor e hospedagem

7. Escolha MUITO BEM seu serviço de hospedagem

Pesquise antes de hospedar seu site em serviços populares no mercado. Muitas vezes, eles são mais voltados a um tipo de linguagem do que outros. Como citei acima, o UOLHOST já nos criou muitos problemas, e por isso teremos que migrar para outra hospedagem. Para evitar essa dor de cabeça, busque por referências antes de fechar negócio.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Não deixe de postar nos comentários!