olhar-geek-quarta-opo

otimizacao-de-imagem

Saiba como otimizar imagens como técnica de SEO

Se você trabalha com SEO, provavelmente já sabe que a experiência do usuário se tornou já faz algum tempo um dos fatores mais importantes para obter um bom posicionamento nos rankings do Google. A otimização OnPage é fator essencial no processo, sendo que dentro deste cenário está a otimização de imagens.

O que é otimização de imagem?

Este termo é usado para o desenvolvimento de um processo que visa diminuir o tamanho do arquivo (JPEG, PNG, GIF, etc.) sem a perda da qualidade da imagem. Isso é necessário porque muitas vezes os softwares de edição de imagem não comprimem o arquivo, deixando-o com o tamanho original e pesado. O problema em deixar o arquivo em seu tamanho original é que ele irá exigir mais dados, que resulta em maior lentidão para carregamento da página. Páginas lentas são pontos fracos de milhões de sites na internet.

Como resolver?

Se você já possui um site pronto, terá que otimizar todas as imagens. Se está começando um agora, é melhor já criar o hábito desde cedo. O primeiro passo para resolver é acessar a ferramenta Google PageSpeed Insights.

otimizar-imagens-com-google-pagespeed-insights

Veja que há um campo para inserção de sua URL (sim, você terá que fazer isso com a maioria das URLs do seu site, se não todas). Adicione e clique no botão “Analisar”. Entre os avisos, você notará a mensagem “Otimizar Imagens” (Formatar e compactar corretamente imagens pode economizar muitos bytes de dados).

Note que aparecerão as URLs das imagens de seu site que podem ser otimizadas. Elas estão salvas dentro do seu servidor.

Otimizando a imagem com uma ferramenta online:

Agora que você já tem acesso às URLs das imagens, é hora de diminuir o tamanho dos arquivos. Você tanto pode pegar a imagem no servidor como pode baixar novamente pela URL fornecida pelo Google PageSpeed Insights.

Salve em seu computador e busque na web por ferramentas que irão fazer a tarefa de maneira online. Existem muitas, algumas melhores e outras nem tanto. Particularmente, indico a Compressor.io, que sempre funcionou muito bem comigo.

A partir daí, basta enviar a imagem pela ferramenta e fazer o download da versão otimizada que será disponibilizada pelo próprio site.

ferramenta-para-otimizar-imagem

Fez o download da nova imagem já comprimida? Note que ela tem a mesma aparência, mas com um tamanho menor. Agora, substitua a imagem antiga pela nova no servidor. Lembre-se que é importantíssimo que ela tenha o mesmo nome da antecessora. Usando o Compressor.io, você terá que renomear o novo arquivo.

O processo é trabalhoso, mas ao final você terá um site muito mais leve e com rápido carregamento.