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Hashtags

Entenda como usar hashtags nas mídias sociais

A linguagem da Internet tem evoluído consideravelmente ao longo dos últimos anos em conjunto com o desenvolvimento das mídias sociais mais populares. Hashtags são uma grande parte desta evolução. O que antes era um símbolo que pertencia a um botão de telefone é agora um fenômeno de mídia social.

Se alguém perguntar, você pode responder que hashtags são um sinal de mensagens significativas que acompanham palavras-chave direcionadas. Elas são usadas ​​para a categorização em mídia social e, sim, podem ser irritantes se usadas excessivamente.

Hashtags apresentam potencial de serem verdadeiramente valiosas. Confira a seguir as principais orientações e informações que explicitam de maneira mais compreensiva a importância da utilização das hashtags.

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Por que usar Hashtags?

Se você está procurando por referências que comprovem a necessidade de utilizar hashtags, não perca seu tempo. Saiba que se você está em alguma mídia social, então faz todo o sentido utilizar hashtags.

A proliferação das hashtags é verdadeiramente incrível. O que começou no Twitter já se espalhou para o Facebook, Google+, Instagram, a barra de buscas do Google, e quase todo o resto. (LinkedIn experimentou usar hashtags por algum tempo antes de desistir).

Por mais ridículo que possa parecer hashtags para veteranos de marketing que se lembram do tempo antes no Twitter e Facebook, a geração mais jovem e de potenciais clientes/consumidores não pensa igual. Para esses novos perfis de clientes, usar hashtags é tão natural e comum quanto digitar palavras com # na barra de busca das mídias.

Uma hashtag faz com que o seu conteúdo se torne visível por qualquer pessoa com um interesse na hashtag que você escolheu, independentemente se eles são parte de seu clã ou não. A hashtag expande imediatamente o alcance de seu tweet além de apenas aqueles que o seguem, para chegar a qualquer pessoa interessada no tema.

Mas como você encontra as hashtags certas para o seu conteúdo e garante que utiliza um bom número delas, nas redes sociais certas?

Hashtags no Twitter

De acordo com dados fornecidos pela Buddy Media, tweets com hashtags obtém duas vezes mais engajamento do que os tweets sem hashtags. Essa constatação é um dos exemplos mais citados sobre a eficácia das hashtags, e por um bom motivo: duplicar o engajamento de seu conteúdo faz muita diferença para quem procura atingir o público online. Imagine ir de quatro a oito retweets ou de 10 retweets a 20? E tudo o que preciso é um simples # ou dois?

Com o tempo você deve entender que exagerar na dose pode estragar tudo, tornando o uso recomendável de no máximo dois por tweet. A pesquisa realizada pelo Buddy Media também mostrou que quando você usa mais de duas hashtags, seu engajamento na verdade cai por uma média de 17 por cento – o engajamento, no caso, pode incluir cliques, retweets, favoritos e respostas.

Dan Zarella descobriu que tweets com uma ou mais hashtags apresentam 55 por cento mais probabilidade de serem retweetadas. Esse efeito foi descoberto em um estudo sobre o comportamento de retweets, que incluiu mais de 1,2 milhões de tweets.

A única ressalva a hashtags no Twitter pode vir para as marcas que procuram ganhar cliques em anúncios. No caso de anúncios, o Twitter descobru que os tweets sem uma # ou menção @ geram 23 por cento mais cliques.

A razão? Hashtags e menções @ dão às pessoas mais lugares para clicar dentro de um tweet em vez de se concentrarem unicamente no call to action do anúncio.

Hashtags no Instagram

Instagram é outra mídia social que favorece o uso de hashtags, e a boa notícia para aqueles que gostam de abusar nas tags é que não parece existir um limite.

Interações são mais elevadas nos posts do Instagram que possuem 11 ou mais hashtags. Uma regra de ouro portanto para essa rede social pode ser: não se preocupe com a quantidade de hashtags.

Hashtags no Facebook

Então, sim, Twitter e Instagram são espaços propícios para o uso de hashtags. Mas o que dizer do Facebook? Aqui é onde a recomendação fica um pouco mais complicada.

Hashtags têm aparecido em torno no Facebook desde 2013, e algum tempo depois, uma pesquisa feita pela EdgeRank Checker descobriu que usar hashtags no Facebook tem zero efeito positivo sobre o alcance. Ou seja, posts do Facebook sem hashtag se saem melhor do que aqueles com uma hashtag.

Muita coisa pode ter mudado desde setembro de 2013 para cá, quando esses dados foram lançado pela primeira vez. Se você abandonar hashtags no Facebook unicamente devido a esta pesquisa, esstará fazendo a coisa certa? Provavelmente o melhor a fazer é testar. Ainda há um monte de análises que deixaram de serem feitas. Por exemplo, o estudo do Social Bakers apontou que o uso de hashtags pode não ser a preocupação principal, mas sim usar muitas hashtags (assim como a orientação dada ao Twitter).

Como sempre, testes e experimentações são o caminho para acertar a dose certa para atingir os objetivos delineados e ainda conquistar novas fronteiras nas mídias sociais.

Com Buffer Social