olhar-geek-quarta-opo

google-disavow-tool

Entenda o funcionamento da Google Disavow Tool

Na última semana, fiz um artigo com um método para evitar possíveis punições do Google Penguin, algoritmo da empresa que rebaixa o posicionamento de sites com má qualidade de backlinks apontando para suas páginas. Nele, acabei citando a Disavow Tool, uma ferramenta extremamente útil para essa precaução ou até reverter cenários negativos.

Acabei recebendo alguns e-mails com questionamentos sobre esse recurso. Dessa forma, segue um artigo sobre a ferramenta. Espero que ajude J

O que é a Google Disavow Tool?

Essa ferramenta surgiu para facilitar o trabalho de desenvolvedores que desejam remover a influência de links de baixa qualidade que apontam para suas páginas. Para resumir, tais backlinks podem prejudicar a imagem e reputação de seu site por variados motivos. O importante é se livrar deles o mais rápido possível.

O primeiro passo é localizar os backlinks que podem ser interpretador como SPAM. Há muitas ferramentas que fazem isso, como a SEO SpyGlass e similares. Neste momento, há um caminho a ser feito. O primeiro é tentar de fato remover estes links contatando os administradores dos sites e solicitando a ação. Caso não haja sucesso, é hora de usar a Disavow Tool.

- Tenha uma conta no Google Webmaster Tools.

Você precisará de uma conta no GWT já mostrando ao Google sua autoridade sobre o site.

- Acesse a ferramenta.

Clique neste link para acessar a Disavow Tool.

tela-da-google-disavow-tool

Você deverá chegar à tela com o print acima, com a diferença da exibição de seu site. Clique em “Rejeitar Links” para seguir à próxima etapa.

- Criando o bloco de notas:

Clique novamente sobre o novo botão “Rejeitar Links”. Note que aparecerá um botão para você realizar o upload de um arquivo de texto, formato .txt. Trata-se do bom e velho bloco de notas.

Abra o bloco de notas e cole em cada linha os backlinks de baixa qualidade. É crucial que você cole apenas um link por linha. Você pode colocar comentários nas linhas sequenciais colocando antes o caractere “#”, da mesma forma como é feito em programação HTML, PHP, etc.

Note o exemplo do próprio Google para a construção do arquivo:

exemplo-de-disavow-file

Após montar todo o seu arquivo de rejeição de links, basta realizar o upload. É importante ressaltar que um segundo envio substitui o arquivo anterior, e assim consecutivamente.

Dica importante:

Por mais que a Disavow Tool seja eficaz, o próprio Google ressalta que é muito mais efetivo a remoção do link. Por isso, sempre a use como um recurso suplementar, e não parte principal da sua estratégia de SEO. Caso o seu site tenha sofrido alguma punição do Penguin, é necessário esperar um tempo indeterminado para a recuperação do ranking.

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Não deixe de postar em seus comentários.