informacoes-uteis-para-escolher-uma-hospedagem

Dicas para escolher melhor a hospedagem de seu site ou blog

Você está montando seu negócio e está tudo praticamente pronto. Uma das poucas coisas que faltam é o seu desenvolvedor colocar o site de sua empresa no ar. Após algumas reuniões, você finalmente aprova o layout proposto e gosta do resultado final. O upload das páginas é realizado e quando você vai acessar o site... Ele está lento e demora a carregar. Você pergunta ao desenvolvedor e ele garante que o código está otimizado. Bom, se ele está certo, é bem possível que sua hospedagem esteja sendo o problema.

Confira alguns preparativos antes de escolher sua hospedagem

- Pesquise em fóruns pela melhor plataforma de hospedagem para o CMS usado: se você terá um site ou blog em Wordpress, Joomla, Magento ou outro similar, procure saber se a empresa tem problemas com a tecnologia. Coloque no Google termos como “Nome do CMS”+ “Nome da empresa” + “problemas”. Você verá resultados interessantes e já poderá eliminar algumas alternativas.

- Espaço e e-mails: se o seu site for pequeno, você não precisará de um servidor dedicado. Da mesma forma, se você tem 5 funcionários, provavelmente não terá necessidade de e-mails ilimitados. Procure por pacotes condizentes com o tamanho do seu negócio. Assim, você evita gastos desnecessários e economiza.

- Cuidado quando a oferta é boa demais: aí você encontra uma empresa que oferece absolutamente tudo, ilimitado, por apenas R$ 6,99 ao mês. Desconfie na hora. No mínimo, pesquise bastante. O risco de dor de cabeça é grande.

- Conheça mais sobre o serviço de suporte: algumas vezes, a hospedagem em si pode ser ótima, porém, a equipe de suporte é lenta e responde de forma evasiva. Mais uma vez, pesquise em sites como Reclame Aqui. Não há nada pior do que um problema do lado da hospedagem onde os profissionais não sabem resolver e te deixam na mão.

- Assine mensalmente em caso de dúvidas: você optou por uma empresa, mas ainda não tem muita certeza. Calma, sem problemas. Assine mensalmente ao invés de planos trienais. Se o serviço não o agradar, o prejuízo não será grande e você pode trocar no próximo mês.

- Faça testes de velocidade após subir o site: quer saber se a hospedagem está entregando desempenho? Use ferramentas como a Pingdom Tools para testar o seu site. Em caso de lentidão na resposta do servidor, cobre o suporte da hospedagem (viu por que é bom se preocupar com o suporte da empresa?).

- Windows ou Linux: na hora de escolher um plano, você provavelmente será perguntado se deseja uma plataforma com Windows ou Linux. Consulte seu desenvolvedor para saber a mais adequada. Os CMS funcionam conforme a plataforma onde estão hospedados.

Leia também: Slow Server Response: o que fazer quando resposta do servidor é lenta

A escolha da hospedagem é um dos momentos mais importantes na hora de criar um site.

Tem alguma dúvida ou sugestão (ou reclamação)? Não deixe de postar nos comentários J