hearthstone-como-construir-um-deck-eficiente-para-vencer

Hearthstone: hora de montar seu deck!

Se você gosta de cardgames, provavelmente sabe algo sobre Hearthstone. Melhor ainda: já está jogando. O game da Blizzard é baseado no universo de Warcraft e vem com mecânicas muito interessantes. O melhor de tudo? É de graça e você só paga se quiser comprar cards de uma maneira mais rápida do que o convencional.

Leia também:

Deck de Mago, Jaina

Deck de Guerreiro, Garrosh Grito Infernal

Deck de Paladino, Uther, o Arauto da Luz

Caso você ainda não tenha baixado o jogo, pode fazer isso pelos links abaixo. A única exigência é ter uma conta no Battlenet.

Este artigo parte do princípio que você já conhece as regras básicas e quer algumas dicas para melhorar suas probabilidades de vitória. Então vamos lá!

Use lacaios com efeitos:

Isso pode parecer bem óbvio, mas é bom deixar claro. Lacaios com efeitos são mais do que formas de infringir dano ao seu oponente. Utilizar eles economiza tempo para dominar a mesa e espaço no deck para a inclusão de mais cards. O motivo mais efetivo para sempre usar lacaios com efeito de Grito de Guerra, Escudo Divino, entre outros, é que eles retiram a obrigação de encher o deck com feitiços. Dessa forma, você irá aplicar o efeito necessário e ainda irá ou adiantar o seu jogo ou atrasar o de seu oponente.

hearthstone-como-construir-um-deck-eficiente-para-vencer-3

Um bom exemplo: o Pacificador Aldor tem exatamente o mesmo efeito do Humildade. Pagando apenas dois cristais a mais de custo, você ainda terá um lacaio 3/3 do seu lado da mesa. Pelo seu custo, o Pacificador Aldor é uma ótima proteção no deck de Paladino, ajudando a segurar o adversário enquanto outros cards avançam no ataque.

Essa regra vale para todos os tipos de habilidades, desde Fúria dos Ventos até Silenciar. Uma estudada nos cards mostra como é possível que um lacaio substitua um feitiço perfeitamente.

Entenda o estilo de jogo de cada herói:

Um erro muito comum entre os iniciantes de Heathstone é misturar cards com estilos muito diferentes ao herói escolhido. Decks de Ladino e Bruxo, por exemplo, são feitos para atacar rapidamente, sem se preocupar muito em defesa ou controle de mesa. Claro, há cards que fazem isso também, mas a essência é o dano ao oponente. Por outro lado, Sacerdote tem seu foco em controle de mesa e a recuperação de vida. Na hora de escolher os cards neutros, procure aqueles que complementam o estilo de jogo do herói escolhido. No exemplo abaixo, usei o Ladino como base. Repare que apenas estes três cards já possibilitam jogar Edwin VanCleef com 6/6 nos primeiros turnos de jogo, fora o +2 de Ataque que o Sargento Abusivo irá dar a outro lacaio.

hearthstone-como-construir-um-deck-eficiente-para-vencer-4

Isso é efetivo pelo fato que o Sargento Abusivo custa apenas 1 cristal, combinando com a ideia de que os cards de Ladino geralmente precisam ter custo baixo. Você pode aplicar isso a cada herói, o importante é o deck ter um objetivo claro e coerente desde o começo do jogo.

Use os custos dos cards para conseguir sempre ter uma progressão de jogo:

hearthstone-como-construir-um-deck-eficiente-para-vencer-5

Por mais que a ideia de usar 5 dragões lendários no deck seja tentadora, você precisa avaliar muito bem se isso é realmente útil. O ideal é o deck ter uma boa progressão de custos ao longo da partida. Sair com uma mão onde todos os cards custam de 4 para cima será derrota certa se você estiver jogando contra um oponente bem preparado. Distribua entre os cards de seu deck custos variados, onde pelo menos 15 dos cards tenham custo de 5 para baixo. Dominar a mesa desde o começo é o caminho para uma vitória tranquila. Claro, existem as viradas, mas a chance de ocorrerem é menor quando se está imprimindo o ritmo desejado ao jogo.

Jogue na Arena sempre:

A Arena tem duas grandes vantagens. Primeira: permite que você conheça novos cards e o obriga a jogar com eles após a construção do deck aleatório. Você pode tirar várias ideias para o seu deck principal. Segundo: a recompensa progressiva. Na Arena, você continua jogando até perder três partidas, quando então recebe o seu prêmio. Até lá, você pode conseguir acumular várias vitórias. Quanto mais vitórias, maior a recompensa. É bem mais efetivo do que sempre esperar para reunir o ouro da maneira tradicional. 75% dos cards lendários que consegui foram na Arena.

Abastecendo a mão com novos cards:

Usar lacaios que substituem feitiços economiza espaço na estratégia do deck, mas há algo em que feitiços são essenciais: comprar cards em adição a outro efeito. Muitas vezes, precisamos acabar com uma ameaça na mesa aplicando dano, porém, acabamos deixando de descer um lacaio por conta disso pela restrição no preço. Bom, se vamos usar um feitiço, é bom colocar outro card na mão para substitui-lo, então. Abaixo, você vê alguns exemplos interessantes:
hearthstone-como-construir-um-deck-eficiente-para-vencer-6

Use o Pó Arcano no Modo de Criação:

Abrir um novo pacote de cards é sempre bacana, mas se você está querendo uma carta específica, pode demorar bastante até conseguir. Para acelerar este processo, use o Modo de Criação. Reunir a quantidade de Pó Arcano necessária pode ser algo lento, mas ganhando as recompensas na Arena e usando o Desencantar em cards desnecessários, fica muito mais fácil. Após conseguir, basta pagar o preço.

hearthstone-como-construir-um-deck-eficiente-para-vencer-7

Deck montado e pronto? Hora de jogar Hearthstone!

Espero que essas dicas ajudem a aumentar suas vitórias em Hearthstone. Existem muitos outros aspectos a serem analisados, mas isso com certeza já vai ser um bom auxílio. Sabe algo que pode ser útil aos outros jogadores? Não deixe de postar nos comentários.