gzip-nao-funciona-o-que-fazer

Código em PHP funciona de forma parecida com Gzip e mod_deflate

Quando um desenvolvedor está criando um site, sabe que velocidade é uma coisa muito importante. Páginas que demoram para carregar acabam tendo a rejeição do usuário e faz o negócio perder um possível cliente. Por isso, aplicar recursos como Gzip ou mod_deflate são fundamentais.

O que é Gzip e mod_deflate?

Enquanto o mod_deflate é um módulo do Apache, Gzip é um software livre. Ambos podem ser facilmente aplicados por arquivos como .htaccess ou no painel de controle de sua hospedagem. Ambos servem para comprimir arquivos no servidor antes de enviar ao navegador. Dessa forma, o usuário tem menos recursos usados para baixar os elementos da página. Isso torna o processo de carregamento muito mais rápido.

Alternativa ao Gzip e ao mod_deflate?

Mesmo sendo simples de aplicar, em determinadas ocasiões, o desenvolvedor pode ter dificuldade para ativar o Gzip ou mod_deflate. Isso pode ocorrer por inúmeras causas e nem sempre é algo simples de identificar. Mas não se preocupe. Se você não está conseguindo ativá-los, pode usar uma simples linha de código PHP.

Abra a página em PHP e cole a seguinte linha no topo:

<? ob_start("ob_gzhandler"); ?>

Após salvar a modificação, faça um teste para conferir se a página já está comprimida neste link. Apesar de não ser tão efetivo quando o mod_deflate, ele comprime o arquivo o suficiente para ferramentas de velocidade como o Google PageSpeed Insights.

Tem alguma dúvida? Não deixe de postar nos comentários.