deck-de-paladino-uther

As estratégias para deck de paladino em Hearthstone

A classe do paladino sofreu uma grande diversificação de estilos de jogo desde que Hearthstone foi lançado, tendo decks dos tipos: combo, aggro, controle, mid-range eficazes em seus respectivos METAs. Com a atualização do Grande Torneio, dois decks estão se destacando: o tipo mid-range e o aggro, que já tinha um bom espaço no META anterior. Neste caso, começar pela segunda tipologia faz mais sentido.

Leia também:

Deck de Mago, Jaina

Deck de Guerreiro, Garrosh Grito Infernal

Deck de Paladino aggro

Lutarei com Honra!

Ao contrário do Face Hunter, o deck de paladino aggro tem algumas possibilidades de troca com lacaios adversários de forma mais eficiente. Apesar de ser um deck extremamente agressivo, cartas como Tirion Fordring e Consagração possibilitam um controle da mesa ao mesmo tempo em que é possível aplicar uma enorme quantidade de dano no oponente em poucos turnos. Todavia, como qualquer outro deck aggro, seu objetivo não será jogar com base no Tempo. Elimine lacaios que realmente possam ameaçar o jogo.

Além disso, utilizar as armas para eliminar alguns lacaios pode ser uma boa ideia. Lembre-se: a durabilidade acaba, o lacaio não. Claro que deve ser levada em consideração a eficiência de seu lacaio no campo de batalha, mas no geral, não tenha medo de tomar algum dano para prevenir a destruição da sua mesa. Mais lacaios do seu lado, maior a dificuldade para ser derrotado e maior o dano que pode ser causado a cada turno.

Algumas sinergias estão contidas no deck, além de ser um deck aggro que possui um mid e late game sustentáveis, dependendo do seu oponente. Dentre esses tipos de deck, pode não ser o que cause dano da forma mais rápida, mas é o que mais tem controle com o passar dos turnos.

paladino-aggro

Para entender melhor, será utilizado o deck do jogador profissional StrifeCro’s:

  1. Fase de Mulligan: mantenha os lacaios de custo 1 e 2, mas não mais do que um de cada. Uma mão que tenha drops de acordo com a curva de mana é sempre ideal: Gnomo leproso, Malabarista de Facas e Minirrobô Blindado são as melhores opções.
  2. Na maior parte das vezes, jogue de forma agressiva, sobretudo quando está se enfrentando um deck do tipo controle. Jogar os lacaios na curva de mana e utilizar as armas para causar ainda mais dano é o objetivo final. É interessante guardar 1 de durabilidade das Defensoras Veraprateadas até ter garantia do dano letal – as vezes, algum provocar pode aparecer e complicar o jogo, por isso, utilizar da arma para eliminar o lacaio pode ser uma boa ideia. O único caso em que trocar seus lacaios com os lacaios inimigos pode vir a ser uma boa estratégia é em jogos contra outros decks do tipo aggro, principalmente o Face Hunter ou o Zoo Lock.
  3. De maneira geral, o poder heroico só deve ser utilizado como última opção.
  4. O deck possui algumas sinergias, como o Malabarista de Facas com a Preparação de Batalha, invocando 3 lacaios e ainda causando 3 de dano aleatoriamente. A famosa jogada de Igualdade e Consagração também é presente no deck.
  5. A sua mão tende a ficar vazia rapidamente. Para solucionar este problema, utilizar Vigília Solene quando oportuno e Favorecimento Divino (principalmente contra decks do tipo controle ou combo, que ficam com as mãos cheias por muito tempo) é fundamental. Acelerar o jogo significa causar ainda mais dano, mas lembre-se de utilizar estas cartas apenas quando não há outra escolha.
  6. Como sempre, conhecer o deck do oponente pode ser importante para se traçar uma estratégia, mas, como a maioria dos decks do tipo aggro, não é fundamental.
  7. Cartas essenciais: Minirrobô Blindado, Malabarista de Facas, Preparação de Batalha, Consagração.

Deck de paladino mid-range

A justiça exige retaliação!

O deck de paladino mid-range que apareceu com a expansão do Grande Torneio tem tido destaque nas partidas, tanto pelo seu early forte como a possibilidade de manter o jogo até o late – o que é difícil de ocorrer, pois as partidas já foram vencidas até lá. Um dos destaques do deck é o novo lacaio lendário: Justicar Veras, alterando o poder heroico e dando mais um gás para o deck.

Manter o campo de batalha do oponente limpo e utilizar os lacaios do early para fazer trocas e manter a vantagem é fundamental. O objetivo deste deck consiste em causar danos massivos em poucos turnos, geralmente, entre os turnos 8 e 12. As sinergias contidas no deck são a chave para a vitória.

paladino-mid-range

Para acompanhar a estratégia, veja o deck do jogador profissional Trump:

  1. Fase de Mulligan: procure pelas cartas do early, como o Minirrobô Blindado e o Petisco Zumbi. Caso já tenha estes, procure por um Pacificador Aldor e Preparação de Batalha.
  2. Sinergias do deck: como já ocorria, uma das sinergias está em utilizar o Intendente para aumentar o ataque e defesa do Recruta do Punho de Prata. A grande novidade é que com Justicar Veras, o poder heroico passa a invocar dois destes lacaios, aumentando muito o potencial do Intendente, que não está mais dependente apenas do uso de Preparação de Batalha. Além disso, o Cavaleiro Murloc garante uma maior presença no campo de batalha, garantindo melhor controle.
  3. O objetivo é possibilitar o dano massivo através da grande quantidade de Recruta do Punho de Prata na mesa, sendo buffados pelo Intendente. Esse dano é, de maneira geral, imprevisível e dificilmente respondido, sendo necessário gastar múltiplas magias ou um Golpe Flamejante, por exemplo.
  4. Tirion Fordring pode não ser uma carta essencial para a estratégia deste deck, todavia, pode ser a forma de virar uma partida que pudesse estar perdida. Já Impor as Mãos é a forma de recuperar uma quantidade grande de vida e ainda comprar cartas, podendo proporcionar um late mais seguro e eficiente.
  5. As sinergias do deck estão, principalmente, nos combos entre Igualdade e Consagração, Preparação de Batalha e Intendente, Cavaleiro Murloc e Malabarista de Facas com Preparação de Batalha.
  6. Cartas essenciais: Preparação de Batalha, Cavaleiro Murloc, Igualdade, Consagração, Justicar Veras.

Jogando Hearthstone ao lado de Uther, o Arauto da Luz

Por um lado, os dois decks são bem sólidos e divertidos de jogar. Todavia, existe certa dificuldade em alcançar o ranque Lenda com os atuais decks de paladino. Isso porque os decks do META possuem resposta para a maioria das jogadas e, com o lançamento do Grande Torneio, os decks aggro talvez percam um pouco da fama que possuem, já que a intenção da expansão é desacelerar o jogo.

Por outro, diversos jogadores conseguiram alcançar ranques altos com estes decks, principalmente pelo conhecimento do jogo. Isso significa que, somente jogando para saber o quão bom um destes decks pode ser em suas mãos. Portanto, pode iniciar seu Hearthstone e dar uma chance, quem sabe você também não se torna um jogador lendário?