valira-sanguinar-hearthstone   

Deck de Ladino em Hearthstone: como montar

A ladina de Hearthstone teve sua fama pelos milagres possibilitados pelos numerosos e extremamente poderosos combos que estão presentes no deck. Por conta disso, diversos tipos de deck surgiram; muitos visam apenas a diversão, enquanto poucos possuem espaço em um cenário realmente competitivo – almejando o ranque Lenda. Todavia, na temporada 17 (uma antes da expansão do Grande Torneio) e 18, dois novos tipos de deck de ladino estão tendo grande presença no cenário competitivo de Hearthstone: o Aggro Rogue e o Combo TGT Rogue. Como sempre, são derivações de decks que existiam anteriormente, mas foram aperfeiçoados e até possuíram algumas novas formas de jogo.

Leia também:

Deck de Mago, Jaina

Deck de Guerreiro, Garrosh Grito Infernal

Deck de Paladino, Uther, o Arauto da Luz

Deck de Sacerdone, Anduin Wrynn

Sem delongas, vamos para os dois decks:

Deck de Ladino Aggro

“O ruim de jogar com aggro é que o deck pode perder o gás... Não, pera..”.

Isso mesmo: se a maior parte dos decks aggro tende a perder o ritmo ou força com o decorrer da partida, o deck de Ladino (aggro rogue) tem sua própria maneira de resolver este problema. Por um lado, a utilização do Oráculo da Luz Fria para comprar cartas. Por outro, o poder heroico da classe. Isso porque os buffs concedidos à arma e os combos possibilitados por isso fazem com que o dano infligido seja capaz de superar a grande maioria das defesas do oponente.

Sendo um deck aggro, o objetivo é o mesmo dos outros: causar o máximo de dano possível no menor espaço de tempo. Porém, o poder heroico pode ser utilizado para proteger seus lacaios. Afinal, dois de dano no turno seguinte é melhor do que três neste... O fato é que preservar os lacaios no campo de batalha é um dos pontos mais fortes desse deck. Finalmente, possibilitam o uso do Óleo de Arma do Faz-Tudo da melhor maneira possível.

Tenham como base o deck do jogador Mryagut como exemplo:

deck-de-ladino-aggro

  1. Fase de Mulligan: mantenha lacaios de baixo custo e Veneno Mortal em mãos. A grande maioria de outras cartas não será útil para a pressão dos dois primeiros turnos.
  2. Os buffs devem ser utilizados assim que possível, pensando em três aspectos: utilize-os em seu potencial máximo, principalmente o Sangue Frio; somente quando puder infligir dano – não use um buff em um lacaio que não possa atacar e tente utilizar em um lacaio que não seria silenciado ou destruído com facilidade.
  3. O combo garantido pela arma e Rajada de Lâminas é uma das chaves para a vitória: dar o buff na arma, causar dano e utilizar o feitiço provoca um dano em enorme quantidade, além de ter o potencial de destruir lacaios inimigos.
  4. O Oráculo da Luz Fria é uma carta extremamente poderosa. Apesar de sua fragilidade como lacaio, seu grito de guerra pode fazer uma diferença considerável, principalmente contra decks do tipo controle: fazer o combo do lacaio com Aturdir pode fazer com que o lacaio do oponente seja destruído, caso já possua dez cartas em sua mão. Além disso, é uma carta responsável por manter o ritmo de jogo para o ladino, possibilitando mais jogadas e mais dano.
  5. Passo furtivo pode ser a última jogada necessária para a vitória: Golem Arcano -> dano -> Passo Furtivo -> Golem Arcano -> Sangue Frio -> dano = 12 pontos de vida com apenas um lacaio. Isso deve ocorrer por volta do turno 5 ou 6, quando 12 de vida é o que resta para derrotar seu oponente.
  6. Cartas essenciais: Passo Furtivo, Sangue Frio, Óleo de Arma do Faz-Tudo, Veneno Mortal, Oráculo da Luz Fria, lacaios com investida e baixo custo.

Deck de Ladino Combo TGT Rogue

“Um de vida, impossível eu vencer agora... meu oponente ainda está com 20 de hp... Epa... Que milagre! Venci!”

O deck de Ladino Combo TGT Rogue nada mais é do que uma variação do antigo Miracle Rogue. Se a versão aggro possui combos poderosos, tenha certeza de que a versão combo do ladino é capaz de infligir um dano exorbitante em apenas um turno. Assim como qualquer outro deck do tipo combo, é necessário segurar o jogo até o combo estar completo em sua mão. Portanto, parte do jogo a lógica é semelhante a um deck controle: não deixe as jogadas do oponente se tornarem efetivas, evite muito dano e não perca o controle da mesa.

Outro aspecto importante deste deck de Ladino é referente ao valor das cartas, o que significa que as jogadas devem ser feitas com sabedoria. Ao contrário de outros tipos de deck, escolher a carta correta faz a diferença entre vencer ou perder. Uma jogada errada pode custar o jogo inteiro, pois são poucas ou nenhuma possibilidade de retorno à partida com um erro.

Para compreender estes aspectos, olhem o deck do TokigaTisdag:

deck-de-ladino-tgt-rogue

  1. Fase Mulligan: cartas de baixo custo são importantes. Tente conseguir um Agente da Avin, Técnica Asa Negra e Veneno Mortal para eliminar os lacaios inimigos do início do jogo.
  2. Guardião do Crepúsculo é uma carta que garante uma vantagem considerável contra os maiores problemas desse deck: aggros. Outra carta que é substancial é o Leque de Facas. Lembre-se que é possível combar com o Draco Lazúli ou o Mago Sangrento Thalnos, mas tente evitar o segundo lacaio. Utilize apenas em situações extremas.
  3. Os buffs de dano mágico concedido pelos lacaios garantem um aumento de dano de todos os feitiços. Dessa forma, tente utilizar Rajada de Lâminas com o pensamento de que é possível causar mais dano caso um Draco Lazúli esteja em jogo, por exemplo.
  4. Dentre os combos, é preciso destacar os mais poderosos: utilizar o Óleo de Armas do Faz-Tudo com o Mago Sangrento Thalnos e Rajada de Lâminas causa um dano impressionante, além de limpar a mesa do oponente. Outro combo de grande impacto é o uso de Preparação e Disparada, o que garante uma maior possibilidade de jogadas devido às cartas compradas.
  5. Finalmente, cause dano sempre que possível e o uso do Dr. Cabum é possível pelo META que está mais lento. Logo, o domínio do jogo é garantido pela própria habilidade “combo” do ladino e por toda a versatilidade de jogadas que estão presentes no deck, basta fazer a escolha correta.

Jogando com Ladino em Hearthstone

Os dois decks estão aparecendo com força no novo META e o mais interessante é a chance do ladino ter um espaço competitivo novamente, algo que não ocorre há algum tempo. Com certeza é uma das classes que mais demanda experiência do jogador, pois as escolhas nem sempre são óbvias e práticas, sendo considerada uma das classes mais desafiadoras para se jogar por diversos profissionais. Se estiver pronto para encarar e vencer como Ladino, abra seu Hearthstone e não perca mais tempo.