olhar-geek-quarta-opo

 

garrosh-grito-infernal

Veja as principais estratégias para o deck de guerreiro em Hearthstone

Pelo GRITO INFERNAL!

O guerreiro, simbolizado por Garrosh Hellscream ou Magni Barbabronze é uma das classes mais poderosas do META atual e apresenta um grande potencial para o próximo META, após a atualização do Grande Torneio em Hearthstone. Os decks mais utilizados são do tipo controle ou combo (vulgo montinho). Ambos os tipos estão sempre presentes nos torneios de maior relevância no cenário competitivo do jogo. Todavia, o guerreiro é uma das piores classes para a modalidade Arena.

Leia também: Deck de Mago: Freeze Mage e Tempo Mage

Montinhoooooooooooooooooooooo! – Você quis dizer: Freguês Carrancudo? GOOGLE, 2015.

Deck de Guerreiro Combo, ou Montinho

O combo deck de warrior é o mais utilizado atualmente, devido ao seu baixo custo em pó arcano, em torno de 3k, com a necessidade de parte da expansão Montanha Rocha Negra, para ter acesso à principal carta do deck: o Freguês Carrancudo (Grim Patron).

A principal estratégia consiste em um early game lento, utilizando o Machado de Guerra Abrasador e Mordida da Morte para eliminar os lacaios inimigos iniciais. Utilizar cartas que acelerem a compra é essencial. Neste aspecto, Acólito da Dor e Ira de Batalha são essenciais para o funcionamento pleno. Dessa forma, procure por estas cartas na fase de mulligan, evitando que um deck Aggro ou Tempo seja capaz de colocar muita pressão no início da partida.

O combo principal do deck só funciona a partir do oitavo turno, tendo a possibilidade de jogar Capitã do Brado e Guerreiro e Freguês Carrancudo juntos. Lotar a mesa com a habilidade do Freguês é o foco principal, causando danos massivos em um único turno. Como no caso de qualquer deck combo, comprar cartas é essencial justamente para poder ter o combo montado na mão o mais rápido possível e permitir mulligans eficazes.

Entender o deck do oponente é sempre importante, neste caso, para evitar que o combo seja evitado; decks que apresentam uma grande taxa de cartas com provocar ou que causem dano mais rápido podem ser um problema. Portanto, utilizar Executar e a Ferreira de Armaduras deve ser feito de maneira estratégica, com o intuito de impedir que o oponente acabe com a estratégia.

As sinergias contidas no deck são inúmeras: utilizar Raiva Interior ou Redemoinho para ativar as habilidades por dano do Freguês Carrancudo ou Acólito da Dor e ainda ter a chance de eliminar alguns lacaios do oponente, ou ainda conceder um enorme ataque ao Berseker Espumante que tenha sido jogado após a Capitã do Brado Guerreiro são algumas das possíveis jogadas que estão disponíveis neste deck. O mais importante é: utilize os variados combos de forma que não se arrependa; tente causar o máximo de dano possível de uma única vez, de preferência, eliminando seu oponente.

Para entender melhor, será utilizado o deck do jogador profissional Sjow’s:

deck-de-guerreiro-combo

  1. Fase de Mulligan: mantenha as armas, principalmente o Machado de Batalha Abrasador.
  2. Foque nas sinergias do deck e utilize as cartas de controle do early game sem hesitar. É preciso estar no jogo para poder utilizar o combo. Se o oponente te vencer antes disso, de nada adianta ter as cartas.O Poder Heroico deve ser utilizado somente quando houver sobra de mana. Ele não é essencial para o funcionamento do deck, mas evita uma morte precoce, em alguns casos.
  3. Ao mesmo tempo em que o objetivo é provocar uma bola-de-neve, não desperdice as chances de causar dano no oponente e lembre-se das magias de limpar o campo de batalha, como Golpe Flamejante ou Briga. O esforço do deck é justamente controlar este local, não deixe todo o esforço desaparecer por conta de uma magia dessas.
  4. Em geral, este é um deck que leva para o início do late game, quando o combo é ativado. Depois de conseguir fazer o combo funcionar, dificilmente o oponente será capaz de reaver o controle do jogo. Se ele conseguir, lembre-se: você possui duas cartas de cada combo no deck...
  5. Conhecer o deck do seu oponente pode ser a diferença substancial entre vencer ou perder: saber como ele joga e utilizar dessas cartas como uma vantagem de dano para seus combos é um ponto muito forte. Eliminar criaturas que possuam muito ataque e deixar algumas que tenham um ataque menor do que 3, independente de ter uma alta defesa, torna o combo cada vez mais eficiente. São poucas as classes capazes de lidar com mesas muito cheias, no atual META, mas, tente se livrar de um Golpe Flamejante ou Consagração através de blefes ou com alguma pressão feita pelas cartas do early game.
  6. Cartas essenciais: Redemoinho, Freguês Carrancudo, Berseker Espumante, Ferreira de Armaduras, Capitã do Brado Guerreiro.

Deck de Guerreiro Controle

Estou com 45 de armadura e tem mais para vir. – GRITOINFERNAL, Garrosh. 2015.

O deck baseado em controle tem a proposta de enviar o jogo ao late game, impedindo que o oponente te destrua e que seu grande poder de fogo possa ser eficaz. É um dos decks mais caros do jogo, custando, aproximadamente, 10k de pó arcano. O fundamental é conseguir uma quantidade enorme de armadura, evitando a morte e destruindo os lacaios inimigos com magias e armas. Dano virá em algum momento com Alexstraza, Gromash, Ragnaros e outras lendárias, capazes de derrotar a maioria dos oponentes em um ou dois turnos.

Logo, o foco é ter o controle do jogo, inviabilizando todas jogadas possíveis de seu oponente. As maiores ameaças são decks Aggro, que podem te derrotar até o sexto turno; todavia, é improvável.

Para entender melhor como este deck funciona, olhem o deck do jogador Hyped:

deck-de-guerreiro-controle

  1. Fase de Mulligan: a estratégia é semelhante ao que ocorre com o Combo – utilize as armas, como Machado de Batalha Abrasador e Mordida da Morte. Escudada e Levantar Escudos são uma ótima sinergia de custo baixo para eliminar alguns lacaios, mas utilize com sabedoria.
  2. Sinergias do deck: além da já citada no mulligan, existem outras que focam em eliminar os lacaios do oponente, como Batida e Executar ou Acólito da Dor e Redemoinho. Porém, as mais significativas ficam em Briga + Sylvana Correventos (ou ela fica em jogo ou consegue o controle do lacaio do oponente) e Capataz Cruel + Grommash Grito Infernal = 12 de dano com investida.
  3. O objetivo principal do deck é evitar o dano através do uso de armadura e combar as cartas de dano e eliminar os inimigos para o controle do early e mid game, já o late game, o domínio do jogo será seu. Isso porque os lacaios utilizados pelo guerreiro possuem um grande poder de ataque e defesa, sendo dificilmente derrotados.
  4. Neste caso, conhecer o deck do oponente é importante, mas não essencial. Apenas saber o que eliminar e quando eliminar é necessário, pois o resto da sobrevivência e da possibilidade de vitória está por conta do jogador – a menos que a partida seja contra outro Guerreiro Controle, onde sorte ou muito conhecimento do jogo podem ser os fatores decisivos.
  5. Cartas essenciais: Escudada, Briga, Sylvana Correventos, Grommash Grito Infernal, Ragnaros, o Senhor do Fogo, Executar, Levantar Escudos.

Hora de atacar com o guerreiro!

Os dois decks são extremamente poderosos no META atual, com a possibilidade de garantir muitos ranks para que jogar. É um pouco difícil de se acostumar com o estilo de jogo único deles no início, mas, depois de aumentar a maestria com eles, a chance de vitórias é sempre alta. E crescente a cada partida que se aprende mais. Portanto, prepare sua armadura e execute seu oponente, seja um Malfurion, Jaina ou qualquer outro. Não importa.