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Como usar e para que serve o Evernote?

O Evernote é um aplicativo projetado para ajudá-lo a manter-se organizado, e que vai muito além do que você normalmente pensa de um organizador de tarefas. No Evernote você pode adicionar texto, imagens, áudio, documentos digitalizados, arquivos e consegue sincronizar tudo em todos os dispositivos.

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Você vê sentido nisso? Então senta aí (ou fica de pé mesmo) e acompanhe esse guia preparado pelo Olhar Geek para ajudá-lo a conhecer melhor esse aplicativo e saber como usá-lo da melhor maneira possível:

As ferramentas do Evernote

Tela inicial

Vamos lá. Tá na hora de conhecer cada canto da tela inicial do Evernote:

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  1. Na barra lateral você consegue visualizar todas as suas anotações divididas em cadernos.
  2. Na parte da lista de notas, onde é exibida uma lista de todos os seus lembretes e anotações, você consegue visualizá-los em ordem de atualização mais recente.
  3. No editor de anotações, você edita a nota selecionada da lista de notas.
  4. O Evernote permite que você faça uma busca por palavras-chave, tags e até manuscritos em imagens.
  5. Quer criar uma nota anotação? É só apertar esse botão que uma nova nota em branco é exibida.
  6. Apenas para constar, esse é o menu em que você gerencia informações sobre a sua conta.

Criar notas

Quando você estiver pronto para encher o Evernote com suas anotações, saiba que você poderá fazer isso incluindo vários elementos, por exemplo, texto, imagens, arquivos, áudio ou capturas da Web.

Não tem segredo aqui. Você clica no botão para criar nota e ela será salva no caderno que está exibido no momento. Para salvar em outro caderno, basta clicar no menu suspenso do caderno, que aparece logo abaixo do título da nota.

Quer editar a nota? Moleza! Clique nela e depois vá no ícone “Editar” no canto superior direito do Editor de Notas.

Decidiu que quer excluir a nota? Ótimo! Vá na nota e clique com o botão direito do mouse. Entre as opções, aparecerá o item “Excluir”. Clique em cima e confirme.

Organizar Notas

Tudo bem, até aqui nós só fizemos o básico. Está na hora de ousarmos um pouco mais.

O Evernote permite várias maneiras para você organizar suas notas.

Cadernos

Se você já tem tantas notas espalhadas por aí, e percebeu que já está difícil de localizá-las, então é uma boa ideia você dividi-las por cadernos em categorias diferentes.

Para criar um novo caderno, você precisa ir à barra lateral do lado esquerdo da tela inicial. Clique com o botão direito no cabeçalho “Cadernos Pessoais”. Clique em “Novo Caderno”, insira um nome e clique em salvar. Pronto! Você já pode usar o novo caderno.

Se você quiser mudar uma nota de um caderno para outro, é fácil: clique e arraste a nota para o caderno que você deseja alterar.

Etiquetas (ou tags)

Opa! Chegamos a elas! Com o recurso das tags (ou etiquetas), você consegue associar palavras-chave a notas e aprimorar a capacidade de pesquisa. Você pode adicionar quantas etiquetas você quiser em uma nota. O legal é você encontrar uma razão para utilizá-las, para facilitar a busca posteriormente. Veja como é fácil criar uma nova etiqueta:

  1. Abra uma nota nova ou existente
  2. Clique no ícone Editar no canto superior direito do Editor de notas
  3. Clique em Mostrar detalhes no Editor de notas
  4. No campo Adicionar Etiquetas, comece a digitar a etiqueta que você deseja adicionar. Uma lista de etiquetas sugeridas será exibida.
  5. Clique na etiqueta que deseja adicionar ou insira um novo nome de etiquetas

Compartilhar notas e cadernos

Sim, você pode compartilhar suas notas para qualquer indivíduo, mesmo para quem não possui uma conta no Evernote. O compartilhamento pode ser feito em mídias sociais e e-mail, por exemplo.

Para compartilhar cadernos com outros indivíduos, é bem simples. Você deve ir à Barra lateral, clicar com o botão direito do mouse no caderno que quer compartilhar para que um menu seja aberto.

Ao clicar na opção “Compartilhar este caderno”, você poderá escolher por:

Convidar indivíduos

Neste caso, você compartilha o caderno com usuários do próprio Evernote. Mas apenas contas Premium permitem que outras pessoas convidadas possam editar ou adicionar notas em um caderno.

Criar link público

Nesta situação, você cria uma URL pública, que qualquer um pode acessar, até mesmo pessoas que não tenham conta no Evernote. Para desativar, basta clicar no ícone “Compartilhar” e escolher a opção Excluir link público.

Dicas

OK, você chegou até aqui mas ainda está pesando em como usar o Evernote para ser mais produtivo? Não existe maneira de aumentar a produtividade se ela não estiver aliada à sua organização. Veja a seguir 3 dicas para aumentar a sua produtividade usando o Evernote:

- Enviar e-mails antigos para o Evernote

Você tem milhões de e-mails e não sabe o que fazer com eles? Agora sabe! Você pode usar o Evernote para limpar a sua caixa de entrada, guardar recibos online ou mesmo para armazenar mensagens automáticas.

- Criar listas com lembretes e checklists

Para melhorar o gerenciamento de suas tarefas e atividades, você pode organizar uma lista com o status de cada tarefa no Evernote, desse modo você avalia rapidamente as tarefas para o dia seguinte e classifica as prioridades.

- Armazenar ideias

Instale o Evernote e use-o quando precisar

Nunca sabemos quando uma boa ideia vai surgir na sua cabeça. Você pode estar no meio do banho ou no almoço, e repentinamente, aquele momento eureca estala na sua cabeça. Independentemente da hora, saiba separar esses vislumbres de criatividade e organize-os em cadernos para serem visualizados com mais calma depois.