olhar-geek-quarta-opo

filezilla-logo

Acessar o Filezilla e criar permissão de leitura e escrita pode ser feita em apenas alguns passos

Profissionais iniciantes que desenvolvem sites podem passar por um problema bastante comum após o upload das páginas. Imagine a seguinte situação, você desenvolveu o site em localhost no seu computador e ele funciona perfeitamente, permitindo a criação de aplicações, inserção de conteúdo e todas outras funções convencionais.

Então, você faz o upload dos arquivos por um software de FTP e vê que o site já está online. No próximo passo, você tenta incluir algo pelo painel de controle e ocorre o problema, aparecendo uma falha no processo.

Usemos como exemplo o Joomla e seu editor de conteúdo mais popular, o JCE Editor. Repare na imagem abaixo e note que ocorre um erro ao tentar realizar o upload de uma imagem para a publicação de conteúdo.

falha-em-upload-de-imagem-joomla

Antes de começar a procurar algum problema no código, acredite, isso pode ser uma questão de autorização de leitura e escrita do diretório. Se funciona em localhost e não funciona na hospedagem, é bem provável que a questão seja essa.

Como modificar permissão de leitura e escrita pelo Filezilla

Muitos serviços de hospedagem oferecem a oportunidade de realizar esse procedimento pelo painel de controle, entretanto, pode haver alguma restrição que atrapalhe e atrase sua vida. Por isso, dar permissão de leitura e escrita a um diretório por meio do Filezilla é muito mais fácil.

Vamos lá:

Abra o Filezilla e preencha os dados de FTP de seu site. Após ter êxito na conexão, vá até o diretório que precisa de modificação. Usando como exemplo o problema acima no Joomla, entenda que a pasta a ser modificada é a pasta images, pois é para lá que o JCE encaminha os arquivos. O importante é sempre saber qual é o diretório que terá modificação com a chegada do arquivo que você está enviando.

Clique com o botão direito do mouse sobre o diretório e localize a opção “Permissão dos arquivos...”

filezilla-permissao-de-leitura-e-escrita

Clique e note que no painel que foi aberto (imagem abaixo) que você poderá habilitar as permissões de leitura e escrita por ele, onde escrita está como “gravar”. Caso você queira dar permissão total aos usuários, o valor numérico mudará para 777.

Outro fator importante: caso seja necessário, habilite o recurso Incluir subpastas. Dessa forma, você conseguirá estender o recurso aos arquivos que estão dentro do diretório.

filezilla-permissao-de-leitura-e-escrita-2

Basta clicar em OK e esperar o Filezilla terminar o processo.

Ficou com alguma dúvida? Algo precisa ser corrigido? Não deixe de postar nos comentários.