Galeria de imagens com miniatura para Joomla

Note a galeria acima. Ela foi criada utilizando o plug-in chamado Simple Image Galley, compatível com diferentes versões do Joomla, como a atual 3.x ou a antiga 2.5. Para aproveitar este recurso no seu site, o processo é bem simples.

A primeira coisa a se fazer é salvar as imagens desejadas em uma pasta separada dentro de seu servidor. Suponhamos que o nome da pasta seja “star_wars”. O ideal é posicionar a subpasta dentro da tradicional pasta “images”.

Lembre-se que as imagens estarão dispostas na galeria por ordem alfabética. Dessa forma, escolha os títulos já pensando a ordem que as imagens deverão aparecer.

Instalando o Simple Image Gallery

- Faça o download do plug-in. Basta seguir o link acima no começo deste artigo.

- Vá em Extensões > Gerenciador de Extensões e faça o upload do arquivo para o seu servidor

- Ative o plug-in em Extensões > Gerenciador de Plugins > Simple Image Gallery (by JoomlaWorks).

- Certifique-se que a pasta Cache tenha permissão de leitura e escrita: caso negativo, as imagens não irão aparecer na galeria. Ela está localizada imediatamente dentro de sua pasta Web ou public_html (visualização pública).

Posicionando a galeria de imagens no artigo

Depois de ativar o Simple Image Gallery, escreva e coloque seu artigo no editor de textos normalmente. No momento em que você quiser posicionar a galeria, basta incluir o código { gallery}nome_da_pasta{/gallery}.

No exemplo que usamos, seria { gallery}star_wars{/gallery}.

ATENÇÃO: não deixe espaços entre a palavra "gallery" e os colchetes em seu artigo. Nos exemplos acima, isso foi feito apenas para que o código não puxe uma galeria que não existe.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Não deixe de postar nos comentários!