olhar-geek-quarta-opo

area-inicial-do-gantry-2

Saiba como é simples adicionar o código do Google Analytics ao template Gantry

O template Gantry é um dos mais populares modelos de temas para sites e blogs. Compatível com as plataformas Joomla e Wordpress, ele é muito prático para instalação e funcionamento. Basta adicionar a extensão e rapidamente você já terá um layout mais agradável e versátil. No tutorial abaixo, você verá como implementar o código do Google Analytics no template de forma rápida.

Pegando o código do Google Analytics:

Bom, se você quer acompanhar os acessos de seu site, nada mais natural do que usar o Google Analytics. Para obtê-lo, basta se cadastrar neste link, preenchendo corretamente todos os campos. Ao final do processo, você receberá um código para ser implementado entre as tags <head> do seu site. Porém, no caso do Gantry, a única coisa necessária será a ID do seu perfil, já presente no meio deste código.

Para localizar a ID, faça o seguinte caminho:

Login no Google Analytics > Administrador > Configurações de Propriedade > ID de acompanhamento.

Repare que a ID é uma sequência de duas letras e o número com um dígito final.

 obter-id-do-google-analytics

Inserindo o código do GA no Gantry:

Após obter a ID de acompanhamento do GA, você deve ir até a área de administração de sua plataforma e acessar a parte do Gantry. No caso do Joomla, por exemplo, acesse Extensões > Gerenciar Temas. Em seguida, acesse a edição do Gantry:

Acesse a opção Feature na barra de menu do Gantry. Neste painel, você editar opções como tamanho da fonte, rodapé, copyright, entre outros. A última opção desta página é justamente a inserção do código do Google Analytics.

codigo-do-google-analytics-no-gantry

Note que é necessário incluir a ID de acompanhamento completa, com letras, número e dígito final. Não deixe aspas ou espaços também. Lembre-se também de habilitar o recurso no botão ao lado esquerdo, deixando-o em ON, como mostra a imagem acima. Após este processo, basta clicar em salvar e fechar, botão localizado na parte superior da página.

Após terminar o processo, você já pode conferir no GA se o funcionamento já ocorre. Dentro do GA, acesse Relatórios > Tempo Real > Visão Geral. Acesse seu site ou blog por meio de seu smartphone e PC. Aparecendo variações no gráfico significa que o código foi implementado corretamente.

Ficou com dúvidas? Tem alguma sugestão? Não deixe de postar nos comentários abaixo.