black-friday-brasil-2015

Black Friday Brasil 2015: o que é e como funciona

A Black Friday Brasil será realizada mais uma vez no país chegando a sua sexta edição, oferecendo aos consumidores descontos em muitos produtos de tecnologia, como informática, games, celulares e smartphones, tablets e muito mais. Realizada anualmente desde 2010, o evento foi “importado” de uma tradição dos EUA, onde os preços especiais também ocorrem.

No Brasil, a Black Friday é organizada pela empresa Busca Descontos. O site consegue reunir descontos de marcas importantes, como Centauro, Submarino, Fnac, Magazine Luiza, entre outras. Além da Black Friday Brasil, também traz as ofertas de eventos como o Brasil Game Day, Boxing Week e Mega Saldão.

Para quem está de olho em um produto há algum tempo, a Black Friday Brasil 2015 é uma ótima oportunidade para quem resistiu até agora, dando a chance de economizar o suado dinheirinho.

O problema é que a Black Friday Brasil foi alvo de muitas críticas inicialmente quando começou a ocorrer no país. Muitas lojas tentaram (e conseguiram) enganar os compradores com falsos descontos. Era o famoso “a metade do dobro do preço”.

Principalmente por isso, é importante que o consumidor esteja preparado para evitar truques e de fato encontrar bons descontos para comprar aquele computador, videogame, etc.                Mas como fazer isso? Veja abaixo as boas práticas necessárias:

As dicas para aproveitar a Black Friday Brasil:

Pesquise o preço a partir de agora:

Planejamento é a chave para distinguir o falso desconto de uma oferta verdadeira. Por isso, imagine aquele produto que você vem querendo há tempos, como um PlayStation 4 ou um Xbox One. Ao invés de esperar a Black Friday Brasil 2015, já comece a acompanhar os preços nas principais lojas de sua confiança. Se você é organizado, coloque semanalmente os preços em uma planilha e estude as variações para chegar a uma média.

Apesar de alguns sites já trazerem o histórico, nada melhor do que você mesmo acompanhar as tendências. Quando a Black Friday Brasil ocorrer em 27 de novembro, você poderá ver as lojas que realmente estão dando os famosos 10%, 20%, 30% de desconto.

Verifique se o produto que você deseja faz parte das promoções:

Apesar de o Black Friday Brasil englobar uma grande variedade de produtos, há determinados itens que não recebem s descontos. Por isso, verifique realmente se o alvo de sua compra está tendo um melhor preço. Geralmente, os produtos participantes são destacados com um selo do evento.

Use comparadores de preço:

Comparadores de preço também são ferramentas poderosas para procurar pelos descontos no dia da Black Friday Brasil. Há diversas opções, desde o famoso Buscapé até o próprio site da Busca Descontos. Apesar de ser uma prática útil, não se esqueça de que o planejamento não pode ser substituído. Portanto, não deixe para comparar os preços apenas na data, deixando de pesquisar anteriormente.

Escolhendo entre as melhores durante a Black Friday Brasil:

Achou os verdadeiros descontos? Então é hora de se decidir entre as principais. Um dos critérios pode ser simplesmente escolher a maior oferta, entretanto, é muito mais interessante colocar outros fatores como influenciadores da decisão, como prazo de entrega, garantia, pontos em programas de fidelidade, comentários de outros compradores e cuidado na entrega.

Os quatro fatores acima são extremamente importantes para garantir uma compra segura. Evite lojas que contam com um grande número de comentários negativos de consumidores frustrados, assim como aquelas com não têm cuidado durante a entrega, onde o produto vem chacoalhando e batendo no caminhão de transporte. O simples descuido no transporte já é suficiente para danificar o aparelho.

Uma das maneiras mais eficazes de procurar é usando o site Reclame Aqui. É óbvio que grandes marcas acabam sendo criticadas, mas é importante notar a resposta das empresas à reclamação e à capacidade de resolver o problema gerado. Fuja de lojas que não entregam o produto, pois é o tipo mais frustrante de problema.

Caso você escolha uma loja que não seja uma marca conhecida, verifique os dados da empresa, como CNPJ, endereço físico, telefone e atendimento ao cliente. Tendo problema em algum destes itens, mude a opção.

A forma de pagamento do site durante a Black Friday Brasil:

Achou um bom preço e um site com boa reputação? Ótimo, você está quase lá! O próximo passo é durante o fechamento da compra no site. Veja se o site apresenta selos de segurança, geralmente posicionados em seu rodapé.

Para confirmar, use a ferramenta do siteblindado.com, que verifica se o site está apto a resistir de ataques de hackers, roubo de informações e coisas do tipo.

site-seguro-na-black-friday-brasil

Se aparecer a mensagem de que o site é “blindado contra invasores”, significa que informações como o número do seu cartão de crédito, seu e-mail e endereço estarão muito mais seguras, sendo muito improvável que seus dados sejam manipulados. Caso você veja a mensagem que o site não está protegido, pule para outra opção. A segurança de suas informações sempre deve ser colocada em primeiro lugar.

Documentando as informações:

É muito importante documentar as etapas de compra tirando prints das telas a cada passo e salvando em alguma pasta de seus arquivos. Se a compra não for concluída por causa de problema no carregamento da página ou capacidade do servidor, você terá como provar que clicou para fechamento do pedido. E se tudo ocorrer normalmente, o mais importante é dar um print da mensagem de conclusão da compra.

Resumindo: não deixe de pesquisar e comparar. Seguindo essas dicas e contando com tempo ao seu favor, a economia estará garantida.