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5 fatores que você deve ficar atento para aplicar em seu SEO em 2015

O ano de 2015 começou e você não deve perder tempo para otimizar seu site e ganhar posições no ranking do Google, Yahoo e Bing. Por outro lado, uma pergunta fica no ar: qual a melhor forma para ter um planejamento sustentável de SEO? Bom, os algoritmos dos buscadores estão sempre mudando, mas algumas trilhas são ideais para quem quer obter um SEO de qualidade de uma maneira segura.

Primeiro fator: seu usuário gosta do site? (Experiência do Usuário)

Seja sincero ao responder essa, ok? Muitas vezes, os profissionais de SEO ficam hipnotizados pela perspectiva de obter backlinks, mas se esquecem do básico: a página de destino. Seu site precisa ser voltado para dar ao visitante uma experiência de usuário que resolva o problema. Desenvolve um layout agradável e intuitivo, sem botões quebrados e com informações completas.

Segundo fator: o bendito conteúdo. (Marketing de Conteúdo)

Nem eu aguento ouvir mais isso, mas é mais pura verdade: o conteúdo é o Rei e etc. Seu site deve ser capaz de oferecer informação relevante. A página de um produto precisa conter dados completos, com detalhes técnicos, várias fotos, vídeo (invista nisso), entre outros. Jamais copie de seu concorrente. A gramática deve ser respeitada. Crie conteúdo como se estivesse respondendo às dúvidas mais frequentes de seus consumidores.

O SEO em dispositivos móveis em 2015

Terceiro fator: Mobile (Testes e mais testes)

É oficial: se o seu site não tem layout responsivo ou uma versão exclusiva para dispositivos móveis, é só uma questão de tempo até ele perder posições. Se você já tem, faça muitos testes para ter novas ideias de caminhos internos para dar ao cliente uma forma prática de obter as informações relevantes. Se não tem, comece amanhã mesmo o planejamento. Plataformas CMS são boas alternativas. Muitos templates de Joomla e Wordpress já oferecem layouts responsivos automaticamente, bastando alguns ajustes.

Quarto fator: velocidade (considerando a velocidade das redes móveis)

Não adianta o seu site mobile ser rápido com Wi-Fi. Isso é o básico. Sua página precisa carregar rapidamente usando o 3G brasileiro. Eu sei, a tarefa é árdua. Por outro lado, quando você consegue o feito, seu visitante vai continuar navegando e as chances de conversão aumentam. É isso que queremos, não?

SEO para Yahoo e Bing

Quinto fator: Yahoo e Bing (sim, eles existem e estão entre nós)

SEO não é somente restrito ao Google. Yahoo e Bing representam consideráveis fatias de audiência que não podem ser ignoradas. Agora que o Firefox passará a colocar o Yahoo como navegador padrão, o buscador pode roubar alguns usuários do onipotente Google. Busque informações de como tornar seu site mais amigável a ambos. Não é difícil e o retorno vem em médio prazo.