aplicativos-para-dormir-uma-forcinha-da-tecnologia

Aplicativos para dormir: como a tecnologia pode ajudar no sono

Dormir é uma das atividades mais importantes do dia. Sim, o simples ato de descansar a mente e o resto do corpo é fundamental para manter a saúde e fazer a manutenção de todo o organismo. Infelizmente, devido ao atual ritmo do mercado de trabalho e das demais exigências da sociedade, muitas pessoas apresentam problemas para conseguir uma boa noite de sono.

O resultado de problemas relativos à insônia é conhecido: aumento considerável do nível de estresse, irritabilidade, ansiedade, entre muitos outros. Além disso, a pessoa que não consegue dormir ainda pode sofrer com falta de foco e o surgimento de outras doenças no corpo. Por outro lado, o indivíduo que dorme bem consegue realizar suas tarefas com maior precisão e sustentar um melhor estilo de vida, com qualidade e prazer.

Confira também: aplicativos para encontrar imóveis

Por causa disso, dormir é fundamental. E a boa notícia para quem tem problemas de sono é que há formas de atenuar e até resolver o problema. Obviamente, ter bons hábitos, boa alimentação, uma rotina equilibrada e seguir a orientação médica são os passos mais importantes e que devem ser cumpridos com disciplina. Mas a tecnologia também pode ajudar na empreitada com aplicativos para dormir. Apesar de não ser a solução definitiva, os apps para dormir ajudam bastante se associados com as práticas acima. Acompanhe a lista abaixo com as explicações sobre as funcionalidades e escolha o que mais se aproxima do seu perfil:

Apps para um sono de maior qualidade:

Relax Melodies

Sistemas operacionais: Android e iOS

relax-melodies

Características: contendo mais de 60 tons de sons e melodias, o aplicativo Relax Melodies ajuda o usuário a pegar no sono. Os tons variam de acordo com a temática escolhida, entre as quais aparecem dias chuvosos, barulhos do oceano, ambiente noturno, entre outros. Relaxe e apenas escute!

Relax and Sleep, com Glenn Harrold

Sistemas operacionais: Android e iOS

Características: uma opção interessante para quem entende o idioma inglês. O aplicativo Relax and Sleep conta com um áudio de 27 minutos do terapeuta Glenn Harrold, referencia no segmento de hipnose. O aplicativo conta ainda com temáticas, como relaxamento completo, sono profundo e perda de peso.

Pzizz

Sistemas operacionais: Android e iOS

aplicativo-pzizz

Características: anteriormente, este era um aplicativo pago, mas agora é gratuito. Então, aproveite. O Pzizz é confiante: ele promete resolver os problemas de sono. Seria o fim da insônia? Sua avaliação é muito boa na Google Play. O aplicativo reúne uma série de tons e áudios que utilizam programação neurolinguística. Dessa forma, tem algum embasamento científico. Se você realmente procura uma arma contra a insônia, o Pzizz é uma ótima opção.

Sleepmaker Rain

Sistemas operacionais: Android e iOS

Características: gosta do som da chuva? Então o Sleepmaker Rain pode ser a melhor opção. Este aplicativo possui uma interessante variação de sons e tons baseados em chuva, que podem ir desde uma fina garoa até pesadas tempestades. Fica ao seu critério qual escolher. A melhor vantagem é a ilusão de que você está aconchegado em sua cama enquanto a água cai lá fora.

Sons da Natureza Relaxar

Sistemas operacionais: Android

Características: mudando agora da chuva para algo mais abrangente. O Sons da Natureza Relaxar reúne diversos sons da natureza para te ajudar dormir melhor. Você terá a sua disposição tons de pássaros, selva, neve no inverno (aliás, esse é bem original), e muitos outros. Além de ajudar a dormir, este aplicativo também pode ser interessante para usar no trabalho.

Relax M Meditation: Sleep Yoga

Sistemas operacionais: Android e iOS

Características: desenvolvido pela Ipnos Software, este aplicativo reúne sons de característica oriental. São diversos tons baseados na natureza, além de disponibilizar melodias geradas por harpas, flauta chinesa e mais. Além disso, o Relax M Meditation: Sleep Yoga também conta com um timer e alarme.

aSleep

Sistema operacional: iOS

Características: este aplicativo também conta com uma coleção interessante de áudios baseados na natureza, incluindo sons da floresta, praia e ambiente noturno. Uma peculiaridade do aSlpeep é uma categoria batizada de “Vida”. Neste segmento, é possível ouvir sons do cotidiano, como helicópteros, batida do coração e muito mais. Se você tem um iPhone e nenhuma das opções anteriores funcionou, não deixe de conferir este!

Long Deep Breathing

Sistema operacional: iOS

Características: se você precisa conseguir relaxar antes de dormir, o Long Deep Breathing é uma boa escolha. Infelizmente, ele está disponível apenas para iPhone e custando US$ 0,99. Este aplicativo consiste na orientação de exercícios respiratórios. Também é possível ajustar manualmente o tempo de inspiração e expiração.

Sleep Genius

Sistemas operacionais: Android e iOS

Características: assim como o Pzizz, o Sleep Genius também usa ciência para apresentar desempenho. Para o seu desenvolvimento, foram usados elementos de neurociência, sendo que a própria NASA participou, pois foi um programa para ajudar o sono dos astronautas no espaço. A combinação de sons e melodias promete uma noite de sono de qualidade.

White Noise Relax

Sistemas operacionais: Android, iOS e Windows Phone

Características: assim como os anteriores, o White Noise Relax também utiliza sons ambientes para ajudar o usuário a relaxar e conseguir dormir sem agitação. Uma diferença, porém, é o interessante recurso de poder mesclar os sons. Por exemplo, é possível unir sons urbanos noturnos com o barulho da chuva.

A importância do especialista para um sono de maior qualidade:

A tecnologia sempre ajuda em nosso cotidiano e para conseguir dormir não é diferente. Por outro lado, é importante ressaltar que nada substitui a orientação médica. Portanto, se você está com problemas graves de sono, onde a fadiga já interfere na sua rotina, não deixe de procurar a ajuda de um especialista. Além disso, exercícios físicos são importantes também, pois acabam com o sedentarismo.

Por último (e talvez mais importante), é necessário acabar com hábitos que gerem estresse. O estresse é um dos piores vilões para a saúde nos últimos anos. Então, nada de conferir e-mails do trabalho ao chegar em casa, ficar trabalhando incessantemente antes de ir para a cama e coisas do gênero. É importante criar o hábito de desacelerar o corpo ao chegar e acalmar a mente até o ponto correto de relaxamento.