olhar-geek-quarta-opo

como-funciona-o-aplicativo-uber

Saiba como funciona o aplicativo Uber

Atualmente, o aplicativo Uber vem gerando muita polêmica em relação a sua utilização, principalmente por parte dos taxistas. O Uber consiste em um serviço prestado por meio do aplicativo onde o usuário solicita um motorista, que após o embarque irá leva-lo ao local desejado. Simples, não?

Para utilizar o aplicativo Uber, é necessário fazer o download na Google Play, App Store ou Windows Store. Após a instalação, será necessário cadastrar uma conta. Algo bem parecido com o 99 Taxis, por exemplo.

Depois do cadastro, o Uber já estará pronto para uso. Primeiro, é necessário clicar e informar o local de embarque onde você está. Em seguida, um dos motoristas da região irá aceitar sua solicitação e começará a ir até a sua localização.

O terceiro passo é informar ao aplicativo Uber o destino desejado, que será repassado ao motorista após o seu embarque. Neste momento, também acaba ficando prático para o motorista, pois o próprio app irá determinar a rota por meio do mapa.

Veja também: aplicativo para achar imóveis

Serviços adicionais do aplicativo Uber

Além do serviço principal de solicitar o transporte, o Uber também tem funções adicionais. Por exemplo:

  • Estimativa de tarifa: permite que você saiba a projeção do custo antes de realizar a solicitação. Dessa forma, a cotação do serviço deixa você preparado e evita surpresas desagradáveis no recibo.
  • Dividir a tarifa: esse recurso permite que você divida a passagem com seus amigos, evitando que um pague tudo e os outros tenham que transferir suas partes posteriormente. Após o início da viagem, você adiciona os outros passageiros. Assim, todos os cartões de crédito são cobrados da mesma forma.
  • Compartilhar tempo de chegada: essa ferramenta permite que você compartilhe com amigos e familiares a sua localização e estimativa de tempo de chegada. Selecione “compartilhar ETA” e em seguida “enviar”.

tela-do-uber

O preço e os carros como vantagem do aplicativo Uber

Uma das principais vantagens do aplicativo Uber é o preço cobrado do usuário. Ele é menor do que o custo praticado por taxistas. Essa justamente é uma das principais polêmicas envolvendo o serviço, pois acaba sendo injusto em termos de mercado com os taxistas, que pagam mais impostos. Polêmicas à parte, o Uber também tem como um dos principais atrativos a possibilidade de escolher o tipo de veículo que irá realizar o transporte. As diferenças obviamente acabam influenciando o preço final. Abaixo, as opções na hora de solicitar o motorista:

  • uberX: carros para uso cotidiano com menores preços
  • Taxi: semelhantes ao Taxi
  • Black: serviço com motorista particular e sedã moderno
  • SUV: quando há várias pessoas e o carro precisa ser grande
  • LUX: carros de luxo

carro-de-luxo-uber

Para saber mais sobre como o aplicativo Uber funciona, consulte o site da empresa, já totalmente em português. Também é possível realizar o cadastro pela página. Assista também ao vídeo da empresa:

Tem alguma consideração ou dica a fazer sobre o Uber? Não deixe de postar nos comentários!